Estratégias de Expansão Internacional – Fusões de Empresas
As Fusões de empresas são uma forma de expansão internacional e consistem na união de duas ou mais sociedades numa só, podendo realizar-se por duas maneiras: por incorporação ou por concentração.
A importância da Expansão internacional
Nos dias de hoje as empresas tendem a procurar os mercados externos para aumentarem as vendas dos seus bens e produtos. Num mundo cada vez mais global, as razões para as empresas quererem fomentar a sua expansão internacional prende-se em vários factores como por exemplo o facto do mercado de origem ser pequeno, pouco competitivo ou estar saturado num determinado sector de actividade (ver Onde Encontrar Oportunidades de Negócio). Outro factor importante que pode levar à internacionalização é a necessidade que as empresas têm de ganhar dimensão e obter economias de escala para se tornarem global players.
O que são Fusões de empresas?
A Fusão de empresas é uma forma de expansão internacional e consiste na união de duas ou mais sociedades numa só e pode realizar-se por duas maneiras: por incorporação ou por concentração.
Fusão por Incorporação:
- A fusão por incorporação (A + B = A) realiza-se mediante a transferência global do património de uma ou mais sociedades para outra (a chamada sociedade incorporante). A sociedade incorporante entrega por contrapartida aos sócios ou acionistas das empresas incorporadas quotas ou ações representativas do seu capital social, na base do valor atribuído durante as negociações ao património das empresas alvo em relação ao valor da incorporante, segundo a mesma fonte.
Fusão por Concentração:
- Numa fusão por concentração (A + B = C) é constituída uma nova sociedade para a qual se transferem os patrimónios das empresas fundidas e se atribuem aos sócios e acionistas da nova empresa as respetivas partes de capital em função do valor atribuído durante as negociações a cada uma das empresas a serem fundidas na nova sociedade, avança ainda a associação.
Porquê fazer Fusões de empresas?
Num cenário de forte concorrência e crescente globalização dos mercados, as Fusões representam uma mudança de propriedade e um ganho de dimensão da empresa compradora. Actualmente as Fusões são um mecanismo de grande importância nas economias desenvolvidas, assumindo cada vez mais um carácter transfronteiriço. Algumas vantagens tanto para quem compra como para quem vende são o ganho de novas competências, obtenção de uma nova carteira de clientes ou realizar sinergias, Contudo também existem algumas desvantagens tais como a excessiva concentração, a desnacionalização das empresas, a perda de controlo sobre sectores estratégicos e a redução do emprego.
Estas operações permitem a obtenção de economias de escala e, ao mesmo tempo a redução dos custos através de uma organização mais eficiente dos recursos humanos, da produção e distribuição. Ao nível externo traduzem-se numa progressiva liberalização dos fluxos comerciais e de capitais e na integração das actividades, facilitadas pela desregulação económica e pelos avanços nas tecnologias de informação e comunicação.
As Fusões em Portugal
Em Portugal, as fusões são operações associadas maioritariamente às grandes empresas, mas nem por isso são um tema desconhecido para as pequenas e médias empresas. Contudo existe alguma resistência ao processo de fusão em Portugal, devido ao facto da maioria das PME serem empresas familiares, com uma cultura familiar e com uma carga emocional muito forte. O facto do empresário ter o receio de perder o poder ou até de partilhá-lo é um grande factor para o insucesso deste tipo de operações.
Ver também os artigos: http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/mercado-de-fusoes-e-aquisicoes-em-portugal-continua-a-aquecer-80665
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/fusoes-aquisicoes-aceleram-portugal-70790
Conclusão
Em resumo, as fusões oferecem às empresas a possibilidade de atingirem os seus objetivos estratégicos mais rapidamente, sendo decisões de caráter duradouro, estratégicas, que precedem e condicionam decisões operacionais. Em regra estes processos implicam cedências de parte a parte (quem compra e quem é comprado), mas podem traduzir-se num novo fôlego para empresas em dificuldade ou permitir a evolução no mercado. Pode também ser uma oportunidade para fazer o seu produto chegar a outros mercados.
Ver também outras estratégias de Expansão Internacional:
https://exptpartners.com/2016/09/06/estrategias-expansao-internacional-joint-ventures/
https://exptpartners.com/2016/10/19/estrategias-expansao-internacional-aliancas-estrategicas/
Outros artigos relacionados:
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/as-cinco-maiores-fusoes-aquisicoes-os-tempos-82280
https://www2.deloitte.com/pt/pt/pages/financial-services/solutions/fusoes-aquisicoes.html#
A Export Partners Consulting é uma empresa especializada em consultoria para internacionalização de PME. Se ambiciona começar a exportar, exportar mais, diversificar mercados e aumentar as vendas da sua empresa, não deixe de nos contactar através do tel.: 916 380 260 ou e-mail info@exptpartners.com.