Candidaturas ao Portugal 2020 – Apoios para Internacionalização PME
Descrição dos apoios disponíveis para internacionalização de PME. Como funcionam as candidaturas ao Portugal 2020 e os principais investimentos elegíveis.
Segundo o website dedicado ao Portugal 2020 (https://www.portugal2020.pt/Portal2020/o-que-e-o-portugal2020), o PT2020 trata-se de um acordo de parceria adoptado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a actuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP – no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.
No presente artigo iremos focar-nos nos projectos de apoio à internacionalização de PME’s.
Candidaturas ao Portugal 2020: Internacionalização de PME
De facto, existem actualmente montantes relevantes de apoio ao desenvolvimento e crescimento de qualquer empresa a nível de promoção e vendas internacionais, independentemente de terem, ou não, iniciado actividades de exportação.
O actual quadro de apoio, denominado Portugal 2020 sucede ao anterior (QREN), tendo mantido, na sua generalidade, a tipologia de apoios que já existiam. As fases de abertura de concursos sucedem por regra duas vezes por ano, uma em cada semestre.
Deste modo, qualquer organização que tenha como objectivo iniciar ou reforçar actividades de exportação já existentes, dispõe de um vasto leque de apoios para a esmagadora maioria das acções comerciais e investimentos que normalmente são adoptados. Estes apoios são não reembolsáveis, ou seja, têm uma comparticipação a fundo perdido de 45%, isto é, por cada 1.000€ de investimento, as empresas obtém um apoio de 450€.
Todas as candidaturas entregues, devidamente aprovadas e elegíveis podem ter uma duração de até 2 anos, podendo a empresa submeter novos projectos nos anos seguintes, tendo como limite o ano de 2020.
A classificação dos projectos entregues está sujeita a determinadas regras e limitações, funcionando como um sistema de pontuação onde 5 é a nota máxima que poderá ser obtida, e 3 a nota mínima. É dada ênfase, sobretudo, à contratação de novos colaboradores licenciados e a obtenção de bons indicadores ao nível das exportações no final do projecto (15, 35 ou 65%).
Ressalva-se que a empresa candadata (o beneficiário), deve ter uma situação económico-finaceira equilibrada, sendo exigido um rácio de autonomia financeira de 15%.
Principais investimentos elegíveis
A tipologia dos investimentos que são comparticipados abrangem uma grande diversidade de acções, fundamentalmente ligadas às actividades de desenvolvimento, promoção e comercialização de marcas e produtos a nível internacional. Os apoios vão desde o registo de marcas e patentes, à presença em feiras internacionais, contratação de serviços especializados de apoio a vendas internacionais (como o caso da Export Partners Consulting), despesas com marketing e publicidade, contratação de Recursos Humanos para área comercial, entre muitos outros.
De modo a ser mais fácil a percepção da totalidade das tipologias de investimentos consideradas, descrevemos de seguida os principais e mais procurados apoios disponíveis ao abrigo das candidaturas ao Portugal 2020 – Internacionalização de PME:
- Participação em feiras internacionais
- Prospecção de mercados (visitas a potenciais clientes)
- Concepção de material promocional (catálogos, flyers, posters)
- Publicidade em meios estrangeiros (revistas, TV, rádio, outdoors)
- Estudos de mercado e planos de marketing
- Aquisição de computadores portáteis
- Marketing digital e assessoria de imprensa
- Criação e registo de marcas
- Desenvolvimento de website e plataformas e-commerce
- Vídeos e aplicações para dispositivos móveis
- Apoio à contratação de até dois licenciados (durante dois anos)
Com a diversidade de investimentos possíveis, consideramos muito atractivo e importante para qualquer PME a tentativa de obtenção destes apoios a investimentos que irão fazer a nível externo ao abrigo da sua estratégia de exportação/internacionalização.
Por um lado reforça a capacidade da empresa em investir, permitindo ir mais longe do que provavelmente poderia, por si só fazer. Por outro, liberta fundos de tesouraria para outras áreas ou actividades inerentes a cada negócio. No entanto, alertamos as empresas a submeterem projetos com níveis de investimento realistas.
Para mais informações consultar:
A Export Partners Consulting é uma empresa especializada em consultoria para internacionalização de PME e candidaturas ao Portugal 2020. Se ambiciona elaborar uma candidatura com vista à obtenção de apoios, começar a exportar, exportar mais, diversificar mercados e aumentar as vendas da sua empresa, não deixe de nos contactar através do tel.: 916 380 260 ou e-mail info@exptpartners.com.