Como Elaborar um Estudo de Mercado Internacional
Porque um estudo de mercado internacional é fundamental para uma decisão informada pelas empresas, antes da expansão para novos mercados.
O estudo de mercado internacional é um documento que pretende dar resposta a um conjunto de questões, que permitem aos agentes de decisão de uma empresa fazer escolhas de forma mais informada sobre onde e como proceder ao processo de internacionalização.
O estudo de mercado internacional vai permitir ao empresário:
- Fazer uma avaliação mais consciente da viabilidade do seu projeto de exportação;
- Determinar os condicionalismos e obstáculos potenciais.
Fases do estudo de mercado internacional
Como ponto de partida, é essencial definir a segmentação do produto/serviço que se pretende exportar. É muito importante que a empresa tenha um posicionamento claro.
O uso de publicações e rankings que posicionem a qualidade do produto da empresa, ou do mercado interno em que se insere, pode ser relevante desde o início do documento para que ao longo do trabalho se direcione o estudo para os segmentos onde o produto poderá ter mais vantagem, de acordo com as suas características.
Assim, é pertinente a realização de uma análise SWOT do produto que identifique os seus pontos-chave e onde transpareça a forma como a empresa pode tirar partido das condições externas.
Numa segunda fase deverá ser realizada uma segmentação dos mercados. Pode-se usar como ponto de partida, por exemplo, os principais mercados para os quais o produto em foco já é exportado. Posteriormente, deve-se complementar os mercados identificados com outras informações pertinentes como o tamanho do mercado, as importações gerais, PIB per capita, crescimento económico tendencial, entre outros.
A informação poderá ser sintetizada numa tabela de forma a permitir uma leitura mais ágil do quadro global.
Estrutura do estudo de mercado internacional
Após a definição clara do segmento e do mercado procede-se então à realização do estudo que poderá obedecer à estrutura sugerida em seguida.
- Definição do problema
1.1. Identifica os mercados a ser explorados e setor/empresa.
1.2. Objetivos Específicos.
- Perfil do Mercado
2.1. Analisar em cada mercado as condições necessárias para entrada: legislação, ambiente político, certificações, entre outros.
2.2. Construção de Análise Pest, tendo em conta o macro e micro ambiente
2.3. Possíveis entraves: taxas aduaneiras, barreiras não-tarifárias e produção local.
2.4. Estatísticas de importação, dimensão e evolução do mercado.
- Identificação e caraterização da procura
3.1. Definição e caraterização dos segmentos alvo.
3.2. Estudo do sector sobretudo ao nível de importadores, produtores e distribuidores que atuem neste segmento de mercado.
3.3. Identificação de Feiras e eventos setoriais no mercado.
3.4. Identificação de regiões prioritárias.
- Identificação e caraterização da oferta
4.1. Avaliação da Concorrência.
4.2. Identificação de empresas concorrentes mais relevantes.
- Conclusões
5.1.Síntese da informação recolhida nas secções anteriores.
5.2.Recomendações de cariz estratégico e operacional.
Uma forma de avaliar a preferência pelo produto em causa poderá ser através da avaliação do nível de produção do produto no país. Se existir tradição de produção do bem é porque o mercado valoriza e adere ao consumo desse bem. Este tipo de fatores tem importância na definição da estratégia a adotar.
Por exemplo, um mercado que tenha tradição de produção e de um dado consumo, sugere que conhece bem o produto, o que faz com que este mercado seja um possível candidato para uma aposta em produtos mais diferenciados e de valor acrescentado, uma vez que o consumidor desse mercado é apto para distinguir e valorizar essa diferenciação.
Todavia, se o mercado e o segmento escolhido ainda não conhece nem consume muito o produto, poderá ser mais aconselhável optar por uma estratégia de standardização, ao invés de uma estratégia com base na diferenciação, uma vez que o consumidor ainda não estará apto a valorizar e a distinguir os diferentes níveis de qualidade do produto.
Para uma análise aprofundada do mercado, os nichos devem ser também detetados e discriminados no estudo.
Onde encontrar informação para realizar um estudo de mercado internacional
Os links que se seguem dizem respeito a portais de instituições de carater nacional e internacional e que representam fontes de informação válida que se complementa mutuamente. Assim, para saber mais poderá consultar:
ICEX España (em espanhol)
United Nations- Statistics Division (em inglês)
United Nations Conference on Trade and Development (em inglês)
United Nations – Trade Statistics (em inglês)
CIA – The World Factbook (em inglês)
Department of Commerce of USA (em inglês)
Michigan State University (em inglês)
The Statistics Portal (em inglês)
OCDE (em inglês)
A Export Partners Consulting é uma empresa especializada em consultoria para internacionalização de PME. Se ambiciona começar a exportar, exportar mais, diversificar mercados e aumentar as vendas da sua empresa, não deixe de nos contactar através do tel.: 916 380 260 ou e-mail info@exptpartners.com.