Porquê o blog “O Exportador”?
A viragem das empresas portuguesas para os mercados internacionais tem sido defendida e apregoada pelos sucessivos governos nacionais, uma aposta lógica tendo em conta a redução da procura no mercado português desde há alguns anos, provocada pela crise na Europa. Uma aposta que tem sido ganha devido ao esforço e determinação dos nossos empresários, embora haja claramente ainda muito a realizar. Na verdade nunca existiu grande alternativa para a maioria das PME’s portuguesas, devido à incapacidade para o investimento directo no estrangeiro (IDE) e consequente deslocalização. Quem se conseguiu adaptar com a necessária velocidade sobreviveu; os restantes tornaram-se casos de notícia, e não foram poucos.
Podemos certamente dizer que a maioria das PME nacionais nunca encarou a possibilidade de crescer via exportações enquanto vivíamos num tempo de “vacas gordas” em que o mercado português conseguia absorver a sua produção. Daí resultou o colapso de muitas, que tendo crescido organicamente, tiveram um fim abrupto com a redução drástica no consumo interno. Felizmente as mentalidades mudaram e hoje as empresas encaram com naturalidade e como essencial olhar para o mundo com destino provável dos seus produtos e serviços.
A experiência no terreno com empresas doa mais variados sectores levou-nos à conclusão que seria útil para as empresas terem uma fonte regular de informação sobre tópicos relacionados com internacionalização: exportação, IDE, marketing, vendas, etc. O blog tem como “target” a PME portuguesa, especialmente a micro e pequena empresa, onde imperam muitas vezes bastantes dúvidas sobre o melhor caminho a seguir, quais as melhores apostas nos tempos que correm, que possam contribuir para o crescimento sustentado.
Esperamos que seja do vosso agrado e aguardamos os vossos comentários aos nossos “posts”. Todos são convidados a participar no blog “O Exportador”, partilhando experiências e colocando as suas opiniões.
Uma breve apresentação dos fundadores e contribuintes deste blog:
Bruno Teixeira, licenciado em Economia e com Pós-Graduação em Marketing, possui experiência nas áreas da Internacionalização, Marketing e Vendas. Para além da Export Partners, colabora enquanto consultor externo com alguns Centros Tecnológicos de referência nacional em diferentes sectores. Ao longo dos anos, foi convidado como orador e palestrante por Universidades e Entidades de SCT, sempre com temas relacionados com a Internacionalização e aumento de exportações de empresas nacionais.
Daniel Coelho, com licenciatura em Relações Internacionais e especialização na vertente política e económica, é natural de e reside em Braga. Trabalhou em empresas ligadas à energia residencial e industrial até 2008, altura em que ingressou na Aicep como gestor de clientes PME. Desde 2013 trabalha como executivo de marketing e vendas em Portugal e no Reino Unido.