Vantagens de Recorrer a um Departamento de Exportação Externo
Quais os benefícios de recorrer a um departamento de exportação externo? Neste post do blog descrevemos os principais pontos a favor.
Quando uma empresa pensa em internacionalizar o seu negócio através das exportações vai precisar de colaboradores que conheçam a sistemática existente por trás do comércio internacional, além de conhecimento em outros idiomas. Nada substitui a experiência real, concreta, de desenvolver negócios no estrangeiro. Esta é essencial para desencadear processos de aprendizagem: as empresas vão reforçando a sua atuação no estrangeiro à medida que vão acumulando experiência internacional e vão aprofundando o seu conhecimento sobre as condições de atuação em vários contextos.1
Talvez por esta razão 86% das empresas reporta dificuldade em recrutar recursos humanos qualificados como uma das principais dificuldades implícitas no processo de internacionalização.2
Contudo, atualmente existem alternativas a considerar quando pretende exportar os seus produtos que não exigem a contratação de novos colaboradores. Através de empresas especializadas neste tipo de serviço poderá usufruir de um departamento de exportação externo.
Em que consiste um departamento de exportações externo?
Optar por um departamento de exportações externo consiste na subscrição de um serviço a uma empresa especializada que lhe irá disponibilizar uma equipa experiente e capacitada para dar início ou dar seguimento à sua atividade comercial no exterior.
As vantagens de ter um departamento de Exportação Externo podem-se reduzir fundamentalmente em três fatores:
- Custos mais baixos
- Equipa especializada
- Melhor eficácia e agilidade no processo de internacionalização
CUSTOS MAIS BAIXOS:
Rentabilização maior dos recursos
Através da adesão deste tipo de serviços, poderá usufruir de uma equipa especializada e experiente em processos de internalização com o mesmo custo que teria de suportar com a contratação de um comercial internacional.
Opção mais barata
Ao contrário do que muitas vezes se pensa, dispor de um departamento de exportações externo, é por vezes, muito mais barato e acessível, do que a criação de um departamento de exportações interno.
EQUIPA ESPECIALIZADA:
Equipa multilíngue
Será mais difícil e custoso contratar uma ou mais pessoas capacitadas para comunicar em diferentes línguas, enquanto que, ao optar por um departamento de exportação externo, com o mesmo custo, tem acesso a um conjunto de pessoas que dominam um leque variado de línguas.
Equipa especializada em diferentes setores e mercados
Da mesma forma, o nível de conhecimento e de especialização ao dispor da sua empresa é comparativamente maior quando adere a este tipo de serviço. Repare que, ao trabalhar em parceria com uma empresa externa, é muito mais provável usufruir de uma equipa com profissionais especializados e experientes em cada um dos diferentes mercados do que se optar por contratar.
Complementaridade de serviços
Esta equipa, irá oferecer-lhe um potencial de especialidades e complementaridades de serviço que irão permitir partilhar com a sua empresa know-how de uma forma direta e próxima em áreas diferentes do saber, que podem ir desde a economia, ao comércio internacional, ao marketing ou à fiscalidade.
MELHOR EFICÁCIA E AGILIDADE NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO:
Evitar erros que lhe custe no orçamento ou na imagem
Para uma empresa que esteja a iniciar uma estratégia de internacionalização a adesão a serviços de empresas especializadas pode evitar que se cometam muitos erros que lhe podem trazer custos quer financeiros quer de imagem. Num processo de internacionalização não existe espaço para improvisar, a experiência é ingrediente fundamental para o sucesso do projeto.
Resultados mais rápidos
A experiencia e o nível de especialização destes serviços potencializa, a obtenção de resultados mais rápidos e duradouros, como resultado de um menor número/gravidade de erros cometidos, de maior experiencia e nível de especialização por mercado, e pela disposição de um corpo de saberes complementares de várias áreas, já anteriormente referidos, que potencializam uma estratégia de internacionalização sólida, completa e integrada.
Alcance de mercados desconhecidos, longínquos ou mais desafiantes
Para uma empresa com alguma experiencia, ainda assim, pode tirar bastante vantagem de serviços desta natureza, quando pretende expandir para geografias mais longínquas, desconhecidas ou desafiantes.
Frequentemente as empresas sentem-se tentadas a recorrer a agentes ou traders em vez de optar pela adesão a um departamento de exportação externo mas esta opção pode não ser a melhor.
QUAIS AS VANTAGENS DE SUBSCREVER A UM DEPARTAMENTO DE EXPORTAÇÕES EXTERNO COMPARATIVAMENTE COM A REALIZAÇÃO DE PARCERIAS COM TRADERS OU AGENTES?
Lealdade
A adesão a um departamento de exportações externo garante ainda um verdadeiro foco nos interesses da sua empresa. Por exemplo, um trader ou agente é pouco leal, sendo facilmente influenciado por quem lhes paga melhores comissões sendo que muitas vezes nem chegam se esforçar por efetivamente vender o seu produto.
Trabalho em exclusivo
Um departamento de exportações externo trabalha ainda em exclusividade por produto, o que implica que, se estiver a prestar-lhe um serviço de exportações de um determinado grupos de produtos este não criará parcerias com empresas que vendam o mesmo tipo de produto, de forma a não entrar em conflito com os interesses de ambas.
Clientes próprios
Se, por outro lado, se desentender ou romper com a relação que tem com o trader ou agente perde os clientes deles, pois na maior parte das vezes nem chega a conhecê-los. Os clientes geralmente não são geralmente seus, mas do agente/trader. Ao recorrer a um dos serviços de um departamento de exportação externo, ser-lhe-ão reportados periodicamente todo o trabalho e resultados alcançados com os clientes, sendo que a relação estabelecida com os clientes é feita sempre com o nome da sua empresa.
Baixas comissões
As comissões cobradas pelos agentes e traders são geralmente consideravelmente mais altas do que aquelas que existem com um departamento de exportações externo.
Algumas empresas especializadas não exigem contratos e apostam os seus serviços numa abordagem prática com foco em resultados nas vendas e nas receitas da empresa outras consultoras oferecem serviços que vão pouco além da apresentação de relatórios informativos. Seja seletivo na escolha da empresa com quem decidir trabalhar.
Para saber mais:
Como montar um departamento de exportação?
Horizonte Internacionalizar – Guia para PME
1 Horizonte Internacionalizar – Guia para PME
2 Santander Advance Empresas
A Export Partners Consulting é uma empresa especializada em consultoria para internacionalização de PME. Se ambiciona começar a exportar, exportar mais, diversificar mercados e aumentar as vendas da sua empresa, não deixe de nos contactar através do tel.: 916 380 260 ou e-mail info@exptpartners.com.